Qual é o verdadeiro significado da bandeira do Brasil?

Qual é o verdadeiro significado da bandeira do Brasil?

CompartilheShare on FacebookShare on Google+Share on LinkedInPin on PinterestTweet about this on TwitterShare on TumblrDigg thisPrint this pageEmail this to someone

Tratando-se de um dos símbolos máximos de representação do Brasil enquanto nação é normal que ao pensarmos no país dos nossos irmãos américo-latinos nos venha de imediato à mente uma bandeira em tons de verde e amarelo, com a presença óbvia também de duas outras cores importantes: o branco e o azul. Porém, será que conhece a história da Bandeira do Brasil e o seu significado?

Antes de mais, vamos recordar a bandeira do Brasil. A Bandeira do Brasil é consituída por um retângulo verde, do qual faz parte um losango amarelo posicionado de forma central e no qual se inclui, por sua vez, uma esfera azul celeste. Sobre a esfera, uma faixa branca permite-nos ler a frase “Ordem e Progresso”.

Um olhar atento permite-nos ainda contar 27 estrelas. Ao contrário da bandeira norte-americana, com as suas 50 estrelas simétricas e posicionadas de forma lógica, as estrelas da Bandeira do Brasil não têm um aspecto idêntico e encontram-se distribuídas de forma dispersa. Está presente uma estrela pro cada um dos 26 estados do Brasil e uma 27.ª em representação do Distrito Federal do País.

A disposição e tamanho de cada estrela foi estabelecida a partir da visão do céu da cidade do Rio de Janeiro na noite de 19 de novembro de 1889. A única estrela que está acima da faixa branca do “Ordem e Progresso” representa o estado do Pará que, na época, era o maior território próximo ao eixo equatorial.

A Bandeira do Brasil que se encontra hoje em vigor foi apresentada pela primeira vez no dia 19 de novembro de 1889, através do Decreto n.º 4, meramente quatro dias depois da proclamação da República no Brasil. A bandeira herdou alguns elementos da bandeira imperial do país, especialmente as suas cores e formas.

Imagem_Bandeira do Brasil 2_Morada

As cores oficiais da Bandeira do Brasil, como parece mais do que evidente, são o verde, amarelo, azul e branco. Originalmente, estas cores simbolizavam as casas reais da família de D. Pedro I (que em Portugal conhecemos como D. Pedro IV). No entanto, como seria de esperar, o tempo ditou que as cores tinham outros significados hoje adotados pelos brasileiros.

O branco, supostamente, é identificado como o desejo pela paz; o azul, por sua vez, é entendido como uma referência ao céu e aos rios brasileiros; o amarelo, como acontece frequentemente, é associado às riquezas do país; e, por fim, temos o verde, a cor que facilmente nos faz lembrar a rica floresta brasileira.

Por outro lado, a frase “Ordem e Progresso” é, curiosamente, inspirada não num brasileiro mas sim num francês: Augusto Comte. A expressão, mais do que ser o lema do Brasil, é o lema político do positivismo. De acordo com o autor, o positivismo entende o seguinte formato: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. O positivismo possui ideais republicanos, como a constante procura pelas condições sociais básicas, o respeito por todos os seres humanos e a igualdade social.

No Brasil assinala-se o Dia da Bandeira a 19 de novembro. Ainda que não seja considerado feriado nacional, esta é uma data importante para o país.

 
(Fonte: Publicidade Marketing)

 

Comments